STJ manteve entendimento sobre exclusão do ICMS da Base de Cálculo do PIS e da COFINS

marcos-martins-informativo-exclusão-icms.

Tiago Aparecido da Silva
Advogado do Escritório Marcos Martins Advogados

Por mais que o julgamento realizado pelo Supremo Tribunal Federal (RE 574.706/PR) tenha confirmado a tese sobre a exclusão do ICMS da base do cálculo do PIS e da COFINS, ainda persistem algumas discussões, sendo a principal sobre qual o ICMS que deve ser excluído, o destacado ou o efetivamente recolhido.

Até que o Supremo Tribunal Federal apresente seu entendimento sobre este ponto, haverá uma queda de braço entre o Fisco que defende a exclusão do ICMS efetivamente recolhido ao Estado e o contribuinte, que entende pela exclusão do ICMS destacado na nota fiscal.

Porém, recentemente o Superior Tribunal de Justiça, ao julgar o Recurso Especial n° 1.822.251/PR, se pronunciou sobre o assunto e manteve o entendimento do Tribunal Regional da 4ª Região de que o ICMS a ser excluído da base de cálculo do PIS e da COFINS é aquele destacado na nota fiscal.

No recurso, a Fazenda Nacional alegava que essa exclusão afrontava algumas legislações, entretanto, na percepção do Tribunal Superior, foi aplicado no caso o entendimento pacificado pelo STF e além disso, não cabe ao STJ dirimir a controvérsia em sede de Recurso Especial no que se refere à interpretação da constituição.

O escritório Marcos Martins Advogados coloca a sua equipe tributária à disposição para sanar eventuais dúvidas.

Dúvidas? Fale com nossos advogados e receba orientações.

Foto Marcos Martins

Marcos Martins

Liderança

Leonardo Ribeiro Dias

Liderança

Nova head da área Trabalhista

Mariana Piva

Liderança

Alan Dantas

Advogados

Arthur Ferreira

Estagiários

Bruno Soares

Advogados

Foto Byanca de Farias Advogada

Byanca de Farias

Advogados

Camila Pereira

Advogados

Foto Daiana dos Santos

Daiana Santos

Estratégia & Gestão

Compartilhe nas redes sociais