Banco Central do Brasil acompanha o crescimento de número de máquinas de cartão e prepara o lançamento de novo projeto na plataforma de pagamentos PIX

Rafael Tridico Faria
Advogado do Escritório Marcos Martins Advogados

O Banco Central do Brasil publicou no dia 04 de setembro de 2020 as estatísticas referentes ao ano de 2019 sobre o aumento do número de cartões de débito e crédito em circulação no país e também das máquinas de cartão. Foi constatado um aumento de 18% e 14%, de cartões de crédito e débito, respectivamente, em relação ao ano anterior. Também houve aumento de 31,8% do número de máquinas de cartão no Brasil de 2018 para 2019.

O Banco Central também apontou que transações pelos canais de internet banking e mobile banking, responderam por 76% das transações realizadas no ano de 2019. Um índice que está em queda, no entanto, é o número de caixas eletrônicos em operação, que sofreu a redução de 3.

Em razão desses dados o Banco Central está preparando lançar até o final do ano de 2020, na plataforma PIX, o meio de pagamentos criado pelo Banco Central para facilitar pagamentos digitais, dando mais capilaridade e acesso para que a população realize transações, independentemente da instituição na qual possuam conta.

O escritório Marcos Martins Advogados está acompanhando as atualizações regulatórias sobre o tema e estamos prontos para assessorar os interessados no assunto.

Dúvidas? Fale com nossos advogados e receba orientações.

Compartilhe nas redes sociais