Cartórios passam a autenticar documentos por meio eletrônico

Giulia Keese Montanhesi
Advogada do Escritório Marcos Martins Advogados

De acordo com o Colégio Notarial do Brasil (CNB), a Central Notarial de Autenticação Digital (Cenad) e a Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo, passam a ser disponibilizados em cartórios de todo o Brasil meios para autenticação de documentos por meios digitais.

A nova ferramenta não obedece a um padrão, mas, está condicionado a consulta prévia ao seu cartório de confiança. A autenticação digital oferece a mesma segurança jurídica da certificação física e possui a vantagem de que o documento autenticado poderá ser enviado eletronicamente (email, whatsapp, etc.) a seu destinatário, sejam órgãos públicos ou pessoas físicas e jurídicas, com celeridade e praticidade.

A autenticação de documentos pela via digital, além dos serviços e atos notariais eletrônicos (da plataforma chamada e-Notoriado), mostra-se mais uma ferramenta tecnológica importante e necessária em tempos de pandemia e distanciamento social.

Fonte: Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (disponível em <https://www.anoregsp.org.br/noticias/63863/clipping-midia-news-cartorios-ja-podem-autenticar-documentos-por-meio-digital>.)

Dúvidas? Fale com nossos advogados e receba orientações.

Compartilhe nas redes sociais