O acesso ao crédito é um dos principais desafios que o agronegócio enfrenta, limitando o crescimento e a competitividade do setor. A estruturação de um modelo societário adequado às práticas do agronegócio pode ser uma solução para tornar o crédito mais barato e acessível aos produtores.
Um dos grandes obstáculos na obtenção de crédito é a falta de confiabilidade nas informações prestadas pelos produtores. No agronegócio, essa questão se agrava porque 95% dos produtores são pessoas físicas e, muitas vezes, não possuem controle institucional adequado.
A institucionalização da atividade, por meio da criação de uma empresa, amplia o acesso ao crédito para os produtores. Isso ocorre porque uma estrutura societária gera mais confiabilidade e transparência, o que facilita a avaliação de risco pelas instituições financeiras.
Quer saber mais? Durante a última edição do GRI Agro, nosso head, Jayme Petra de Mello Neto, explicou como a formalização da atividade pode ampliar o acesso ao crédito no agronegócio.
Assista agora!
O GRI Agro é um dos eventos mais importantes do setor. Na edição de 2023, reuniu especialistas do agronegócio para falar sobre temas como: macroeconomia, agricultura 4.0, impactos da reforma tributária, governança, segurança jurídica e tantos outros pontos.