No dia 30 de setembro, o salão nobre do UNIVEM foi tomado por interessados sobre o futuro da advocacia – estiveram presentes desde alunos do curso de Direito a empreendedores. O sócio e fundador do escritório Marcos Martins Advogados, Dr. Marcos Martins, contou um pouco de sua trajetória durante a palestra “Empreendedorismo na Advocacia – O Direito do Futuro e o Futuro do Advogado” e, no decorrer da apresentação, orientou os presentes sobre como ter ou ser parte de um escritório e quais as qualificações necessárias para alcançarem seus objetivos.
Dr. Marcos Martins surpreendeu o público ao explicar como a Inteligência Artificial irá mudar os rumos da advocacia e as ferramentas que já estão disponíveis. Alinhado a isso, pontuou o que os profissionais devem ter em mente para uma efetiva transformação digital. “É preciso preparação cultural para um único propósito e manter o time alinhado para um mesmo fim. Sem essa cultura colaborativa não haverá ambiente para execução do projeto. Também é indispensável criatividade individual, certamente pessoas criativas desenvolvem uma empresa com cultura inovadora. E, sem dúvidas, o acesso e o uso da tecnologia, buscando atualização e um ajuste tecnológico no tempo”, disse.
O convidado também comentou sobre a estrutura que o escritório Marcos Martins Advogados consolidou para perpetuidade do negócio, defendendo que processos inovadores e transformadores estejam cada vez mais inseridos nas atividades internas da empresa.
Em um resumo sobre as principais tendências do mercado jurídico, Dr. Marcos Martins destacou alguns pontos importantes: “Núcleos generalistas; Envolvimento com Big Data; Crescimento de LawTechs; Inteligência artificial; Alteração do mindset dos advogados; Serviços preventivos; e Direito digital”.
Abordando a transformação digital que ocorre no mundo, conhecida como 4ª Revolução Industrial, Dr. Marcos esclareceu sobre os impactos de cada umas das revoluções industriais. A plateia ficou envolvida quando foi apresentado como será o futuro do advogado. De acordo com Richard Susskind, autor do livro “The Future of the Professions: How Technology Will Transform the Work of Human Experts”, o profissional do futuro poderá atuar nas seguintes frentes: Revisão de Documento; Pesquisa Legal; Gerenciamento de Projetos; Suporte a Litígios; Predição; Divulgação Eletrônica; Estratégia; e Negociação.
O acesso à tecnologia está cada vez mais fácil, rápido e justo, e já vem provocando uma revolução no setor jurídico mundial. Fica aqui o questionamento: Você está preparado para esse futuro?