Camila Vieira Guimarães
Advogada do Escritório Marcos Martins Advogados
Já entre as micro e pequenas empresas houve aumento dos pedidos
Nos primeiros meses da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), houve crescimento razoável nos pedidos de recuperação judicial, o que mostra a tentativa de manutenção da atividade empresária durante o momento de crise.
Os indicadores do Serasa Experian mostraram aumento de cerca de 46% dos requerimentos no mês de abril de 2020.
Entre os meses de maio e setembro do corrente ano, os indicadores mostram queda nos requerimentos de recuperação judicial entre as médias e grandes empresas, enquanto para as micro e pequenas empresas tiveram aumento significativo nos requerimentos.
O setor de serviços permanece como o responsável pelo maior número de pedidos de recuperação judicial, em seguida comércio e indústria, respectivamente.
O instituto da recuperação judicial confere alternativa legal aos empresários que passam por graves dificuldades financeiro-econômicas, mas cuja atividade se mostre viável. O objetivo da recuperação judicial é o equacionamento das dívidas mediante renegociação com os credores, mas,. visando, fundamentalmente, à preservação da empresa, dos negócios e dos empregos.
O Escritório Marcos Martins Advogados está sempre atento aos indicadores econômicos afetos à atividade empresarial de seus clientes e se coloca à disposição para buscar soluções estratégicas para as suas necessidades.