Prazo para prestação das informações necessárias à consolidação do PERT iniciou ontem

marcos martins informativo consolidação do PERT.

[column width=”1/1″ last=”true” title=”” title_type=”single” animation=”none” implicit=”true”]

Angelo Francisco Barrionuevo Ambrizzi
Advogado do Escritório Marcos Martins Advogados

Teve início ontem, segunda-feira (10) o prazo para o contribuinte prestar as informações necessárias à consolidação do Programa Especial de Regularização Tributária – PERT, instituído pela Lei nº 13.496/17.

Deverão prestar as informações todos os contribuintes que aderiram ao programa, na modalidade “demais débitos”, isto é, débitos não previdenciários.

Aqueles que não prestarem as informações até o dia 28/12/2018 serão excluídos do PERT.

O contribuinte deverá indicar: i) os débitos que serão incluídos no parcelamento; ii) a quantidade de parcelas pretendidas e; iii) o valor dos créditos de prejuízo fiscal e de base de cálculo negativa da CSLL ou de outros créditos próprios, passíveis de utilização;

É importante que antes de prestar as informações o contribuinte compare os dados dos débitos disponíveis para inclusão no parcelamento com as simulações realizadas anteriormente, com o objetivo de constatar eventuais inconsistências, como valores divergentes ou débitos que não constam no sistema.

Em caso de divergências recomenda-se que seja protocolado pedido de revisão da consolidação dentro do prazo final para prestação das informações, que se encerra no dia 28/12.

Também é imprescindível checar se todos os pagamentos feitos até o momento no programa constam na base de dados da Receita Federal, retificando-se, eventualmente, os DARF’s preenchidos incorretamente, para evitar cobranças indevidas ao final da prestação das informações.

Caso o contribuinte pretenda utilizar créditos próprios relativos a tributos administrados pela Receita Federal, deverá transmitir o respectivo PER/DCOMP dentro do prazo para a prestação das informações.

Por fim, deve-se ressaltar que as informações deverão ser prestadas inclusive pelo contribuinte que já quitou o parcelamento.

Nesse contexto, o escritório Marcos Martins Advogados coloca sua equipe de Direito Tributário à disposição de quaisquer interessados para esclarecer dúvidas a respeito das informações que deverão ser prestadas nessa etapa do PERT.

Foto Marcos Martins

Marcos Martins

Liderança

Leonardo Ribeiro Dias

Liderança

Nova head da área Trabalhista

Mariana Piva

Liderança

Alan Dantas

Advogados

Arthur Ferreira

Estagiários

Bruno Soares

Advogados

Foto Byanca de Farias Advogada

Byanca de Farias

Advogados

Camila Pereira

Advogados

Foto Daiana dos Santos

Daiana Santos

Estratégia & Gestão

Compartilhe nas redes sociais