Publicadas regras para sandbox regulatório

Gabriela de Ávila Machado
Advogada do Escritório Marcos Martins Advogados

A CVM publicou, em 15 de maio de 2020, a Instrução CVM 626, que regulamenta a constituição e o funcionamento do sandbox regulatório. A Instrução entra em vigor no dia 1º de junho deste ano.

O sandbox regulatório é um ambiente especialmente criado para permitir testes de inovação com uma flexibilização especial de regras, sob supervisão. Alguns novos produtos e serviços nascem sem que seja possível identificar a regulamentação aplicável. Este ambiente permite que empresas testem modelos de negócio inovadores em atividades regulamentadas reduzindo o ônus da conformidade com as regras vigentes.

A empresa participante deverá ter uma autorização temporária (veja aqui) e será monitorada pela CVM a todo tempo, o que permitirá o aprendizado mútuo e oportunidade de atuação tempestiva, caso necessário, pelo regulador.

Segundo a CVM, alguns benefícios esperados são: fomento à inovação no mercado de capitais; orientação sobre questões regulatórias durante o desenvolvimento das atividades, aumentando assim a segurança jurídica dos participantes, diminuição do custo e do tempo de maturação para desenvolver produtos, serviços e modelos de negócio inovadores, dentre outros.

Dúvidas? Fale com nossos advogados e receba orientações.

Foto Marcos Martins

Marcos Martins

Liderança

Foto Leonardo Dias

Leonardo Ribeiro Dias

Liderança

Foto Mariana Piva

Mariana Piva

Liderança

Foto Alan Dantas

Alan Dantas

Advogados

Foto Arthur Ferreira

Arthur Ferreira

Estagiários

Foto Brunos Soares

Bruno Soares

Advogados

Foto Byanca de Farias Advogada

Byanca de Farias

Advogados

Foto Camila Pereira

Camila Pereira

Advogados

Foto Daiana dos Santos

Daiana Santos

Estratégia & Gestão

Compartilhe nas redes sociais