STJ autoriza o creditamento de PIS e COFINS para os contribuintes do Regime Monofásico

Angelo Ambrizzi
Advogado do Escritório Marcos Martins Advogados

A 1ª Turma do STJ se posicionou pela possibilidade dos contribuintes do regime monofásico poderem tomar créditos de PIS e COFINS.

Vale um esclarecimento. Regime monofásico ou concentrado é um mecanismo de arrecadação em que obriga determinado contribuinte, normalmente a indústria ou o importador a recolher os tributos devidos por toda a cadeia de produção e consumo, ao passo que desonera os demais

Um exemplo clássico são os produtos de higiene pessoal, medicamentos e cosméticos, em que os importadores e industriais recolhem o PIS e a COFINS incidentes sobre toda a cadeia de produção e consumo. Por consequência, as distribuidoras de remédios e as farmácias estão desobrigadas ao pagamento dos tributos mencionados nas suas vendas, pois já foram recolhidos antecipadamente.

Há incidência única de tributação, com uma alíquota mais elevada e sem a possibilidade de devolução dos valores caso as demais operações não prosperem.

Estão sujeitos ao regime monofásico, por exemplo, os setores de atacado e varejo de bebidas, medicamentos, fármacos, cosméticos, produtos de higiene, revenda de automóveis, autopeças e pneus.

Pela decisão do STJ as empresas que compõe a cadeia de produção e consumo já tributada podem se creditar dos valores correspondentes de Pis e Cofins.

Você se enquadra no regime monofásico e quer saber mais sobre o creditamento do PIS e COFINS? Tire suas dúvidas nos comentários ou envie um direct.

O escritório Marcos Martins Advogados coloca a sua equipe tributária à disposição para maiores esclarecimentos sobre o tema.

Foto Marcos Martins

Marcos Martins

Liderança

Foto Leonardo Dias

Leonardo Ribeiro Dias

Liderança

Foto Mariana Piva

Mariana Piva

Liderança

Foto Alan Dantas

Alan Dantas

Advogados

Foto Arthur Ferreira

Arthur Ferreira

Estagiários

Foto Brunos Soares

Bruno Soares

Advogados

Foto Byanca de Farias Advogada

Byanca de Farias

Advogados

Foto Camila Pereira

Camila Pereira

Advogados

Foto Daiana dos Santos

Daiana Santos

Estratégia & Gestão

Compartilhe nas redes sociais